top of page

Confira as fotos do evento nos sites: www.fernandogonzalezrey.com e www.albertinamitjansmartinez.com

Os vídeos podem ser acessados em:

 https://www.youtube.com/watch?v=ZaGXjefvZio

O I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade será realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2017, no  Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, e tem como propósito propiciar, pela primeira vez no Brasil, uma discussão sobre a Epistemologia Qualitativa e a Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural elaboradas pelo Prof. Dr. Fernando González Rey; professor cubano, radicado no Brasil, que vem há mais de 30 anos, desenvolvendo essa proposta teórica, epistemológica e metodológica, constituindo redes nacionais e internacionais de ensino e pesquisa

Em 1997, foi lançado, simultaneamente em Cuba e no Brasil, o livro Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, que representou, pelo seu conteúdo, uma importante obra na fundamentação das suas ideias. No ano de 2017 completam-se 20 anos dessa importante publicação.

Em comemoração a esse marco histórico, diferentes pesquisadores e grupos de pesquisa tiveram a iniciativa de promover um primeiro encontro nacional, com o objetivo de oportunizar um debate bem como fomentar, ainda mais, o diálogo entre pesquisadores, professores, profissionais e estudantes interessados nessa abordagem teórica.

O evento conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Psicologia e Saúde do Mestrado em Psicologia do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB,  de grupos de pesquisa da Faculdade de Educação e do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização DocenteGEPEDI da Universidade Federal de Uberlândia, dos Grupos Estudo da Subjetividade na Educação e na Saúde e Aprendizagem, Escolarização e Desenvolvimento Humano do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e do Grupo Subjetividade, Ensino e Aprendizagem da ANPEPP

Objetivos

  • Promover o debate sobre os princípios e conceitos da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, assim como seus desdobramentos para a produção de conhecimentos nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde;

  • Fomentar o intercâmbio científico em torno de temáticas que estão sendo pesquisadas a partir da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural;

  • Fomentar e consolidar redes de comunicação de grupos de pesquisa nacionais e internacionais que estão desenvolvendo estudos nessa perspectiva, fortalecendo a interdisciplinaridade e incentivando a formação de novas redes interinstitucionais.

 

Público-alvo

Pesquisadores dos grupos de pesquisa afins à temática do evento, demais pesquisadores em Educação, Psicologia e Ciências Sociais e da Saúde em geral, assim como profissionais e estudantes interessados nos Temas de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade na perspectiva histórico-cultural.

 

Como será o simpósio

O I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade adotará um formato diferenciado em relação à maioria dos eventos que visam a socialização de trabalhos científicos na atualidade. Nessa perspectiva, a ideia é congregar pessoas que queiram discutir o valor e o alcance da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na produção de conhecimento científico nas áreas das Ciências Sociais e da Saúde, assim como na prática profissional nesses campos. Intenta-se aprofundar nos conceitos teóricos, problematizar e valorizar as diferentes formas como eles têm sido utilizados e como se encontra, no momento atual, o desenvolvimento de um referencial em processo de difusão.

Inicia o evento a Conferência Epistemologia Qualitativa e Subjetividade que será proferida pelo propositor da teoria, Prof. Dr. Fernando González Rey, em uma sessão sem outras atividades simultâneas, para favorecer um amplo espaço de  diálogo com o público.

Particular importância terão as Mesas Redondas, razão pela qual serão realizadas durante os dois primeiros dias do evento. Elas abordarão os três grandes eixos temáticos em relação aos quais o referencial tem sido desenvolvido: Subjetividade e Saúde; Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa e Subjetividade e Educação. Cada uma delas contará com um grupo de especialistas convidados para discussão e ocupará uma sessão sem outras atividades simultâneas, visando garantir a discussão e participação de todos. Espera-se que as reflexões promovidas nas/pelas Mesas Redondas contribuam significativamente para o trabalho dos Grupos de Discussão Temática que ocorrerão no terceiro dia do evento.

Dentro dos objetivos do evento, o foco não estará nas comuns apresentações esparsas, orais-individuais de trabalhos desenvolvidos. No entanto, interessa conhecer o que os pesquisadores têm produzido em suas especificidades, o que levou à proposição da apresentação de todos os trabalhos no formato de Pôsteres. Assim, organizou-se na programação uma grande sessão com os mesmos, respeitando as diferentes áreas temáticas propostas.

Tendo em vista o público diversificado que se interessaria pelo evento, optou-se por duas bases de apoio para a composição dos pôsteres que serão apresentados no evento: trabalhos com base em resumos e trabalhos com base em artigos completos. As orientações para as submissões nessas modalidades estão reunidas na aba TRABALHOS.

Outra proposição inovadora do evento são os Grupos de Discussão Temática definidos uma vez que se tenham recebido os trabalhos. Neles serão levadas para debate questões levantadas a partir das discussões das Mesas Redondas e, especialmente, a partir dos trabalhos/pôsteres submetidos em cada Área Temática, sob a coordenação de um debatedor na área. 

Convidamos a todos que já são iniciados na teoria a participarem do evento, fazendo suas propostas de trabalhos, integrando essa grande discussão teórico-epistemológica-metodológica. Àqueles que gostariam de conhecer mais de perto esse referencial, convidamos para participar do evento, trazendo suas questões para discussões.

Áreas temáticas do Simpósio

  • Psicologia Soviética, Marxismo e Teoria da Subjetividade

  • Epistemologia Qualitativa e Metodologia Construtivo-Interpretativa

  • Aprendizagem, Subjetividade e Inclusão Escolar

  • Trabalho Pedagógico e Subjetividade

  • Formação e Atuação de Professores e outros Profissionais na Perspectiva da Subjetividade

  • Desenvolvimento da Subjetividade, Saúde e Educação

  • Subjetividade, a Questão do Diagnóstico e Psicoterapia

  • Pesquisa e Prática Profissional na Perspectiva da Epistemologia Qualitativa

APOIO

bottom of page